terça-feira, 15 de julho de 2008

Rubro-negro e azul


Na área do marketing esportivo, existe um novo conceito de torcedor, mais pragmático e menos emocional.
Para os especialistas, torcedor é aquele que "consome" o clube comparecendo aos jogos, se associando à entidade ou comprando os seus produtos licenciados. Todos os demais são simpatizantes e pouco significam.
Segundo esta nova interpretação, mede-se o mercado de um clube pela movimentação da bilheteria e o tamanho da relação de associados contribuintes. A página de estatísticas da CBF oferece os seguintes resultados, considerando a média de público de cada clube como mandante:
Primeiro lugar
Flamengo — 37.174 torcedores por jogo
Segundo lugar
Grêmio — 28.741
Terceiro lugar
Sport — 21.572
Quarto lugar
Inter — 20.570
Quinto lugar
Cruzeiro — 20.000
Chama a atenção que o clube paulista melhor classificado no ranking de público seja o Palmeiras, 11º colocado.
O São Paulo, clube de maior poder econômico do país, está na 13ª posição e o Santos de tantas historias perde até para a Portuguesa, no confronto entre paulistas, posicionado no 18º lugar.
O Goiás é o lanterna desta competição. Tudo tem a ver, claro, com as campanhas dos clubes.
O Flamengo é o líder da competição e o Cruzeiro é o vice-líder, mesma posição do Grêmio.
O Inter surpreende: está na 9ª posição, atrás de Palmeiras e São Paulo, mas, mesmo assim, supera-os com folga na disputa por quem leva mais público aos seus estádios.
Uma bonita demonstração de lealdade dos colorados, ainda que o time esteja fazendo uma campanha apenas média.


Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário: