domingo, 14 de setembro de 2008

Inter mostra como se vence no Rio


Inter e Botafogo se enfrentaram no início da noite deste domingo no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão. Foi a primeira vez que o time colorado jogou neste estádio que foi construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio e inaugurado no ano passado.

Na chegada ao Estádio Engenhão, o Inter enfrentou alguns problemas. Duas pedras foram arremessadas pela torcida do Botafogo no ônibus da equipe quando ingressava em ruas próximas ao estádio. Depois do incidente, porém, o grupo chegou com tranqüilidade ao estádio e fez o aquecimento no vestiário do Engenhão.

O técnico Tite contou com o retorno de três titulares: D´Alessandro, Guiñazu e Nilmar. Por outro lado, não pôde ter Álvaro na zaga, por ter se lesionado no treinamento de sábado. Com isso, Bolívar entrou em seu lugar. O time ficou definido então com Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Edinho, Magrão, Guiñazu e D´Alessandro; Alex e Nilmar.

O Botafogo contou com um bom público no Engenhão. A expectativa era de cerca de 30 mil torcedores para a partida. A torcida do Inter também estava presente e localizada no canto direito das cabines de imprensa. O Inter buscava a vitória para se aproximar do grupo dos quatro melhores que estariam classificados para a Copa Libertadores de 2009. Já a equipe carioca tinha a pretensão de se aproximar da liderança com uma vitória. O Botafogo prometia um esquema ofensivo e escalou três atacantes: Jorge Henrique, Wellington Paulista e Gil, ex-Inter. O Botafogo foi escalado com Castillo; Tiaguinho, Renato Silva, André Luiz e Triguinho. Leandro Guerreiro, Diguinho e Lúcio Flávio; Jorge Henrique, Wellington Paulista e Gil.

O time colorado foi ao gramado com seu uniforme número 1 e foi direto para frente da torcida gaúcha presente, que fez grande festa. Apesar do tempo nublado durante todo o final de semana, não chovia no início do jogo. A temperatura era agradável, ao redor dos 25 graus. O moderno estádio do Engenhão tem estruturas metálicas que deixam todos os torcedores abrigados de chuva. Além disso, telões gigantes mostram imagens do que se passa no estádio. Apesar disso, o gramado não é dos melhores e parece castigado.

A partida começou com o Inter fazendo o primeiro ataque. Aos 2min, Triguinho recuou mal e Nilmar quase chegou antes do goleiro Castillo, que precisou sair do gol de carrinho para afastar com um chutão para a lateral. Aos 3min, o Botafogo respondeu com Wellington Paulista entrando na área, pela esquerda, e chutando forte ao lado do gol. O Inter jogava fechado e buscando o contra-ataque com D´Alessandro, Nilmar e Alex. Aos 8min, D´Alessandro cobrou escanteio e Índio cabeceou por cima. Aos 12min, o Botafogo tentou atacar, mas concedeu espaço para o contra-ataque. Nilmar arrancou pelo meio, passou pela zaga e a bola sobrou para Guiñazu que foi derrubado por André Luiz e recebeu o cartão amarelo.

O juiz não marcava qualquer falta e deixava o jogo correr. Com isso, a partida ganhou em velocidade. Aos 19min, Lúcio Flávio cobrou falta da entrada da área ao lado do gol com perigo. Aos 22min, Ricardo Lopes arrancou pela direita e cruzou para Nilmar. A bola fez uma curva e por pouco o atacante colorado não alcançou a bola na pequena área. Aos 23min, Gil arriscou da entrada da área por cima. O time colorado marcava forte com o bloqueio de três volantes à frente da área, irritando a torcida botafoguense. Aos 26min, o Botafogo tentou trocar passes, mas errou. A torcida vaiou.

Aos 29min, o Inter chegou lá!!!! Nilmar fez grande jogada, roubando a bola do zagueiro e tocando até D´Alessandro que deu grande passe para Nilmar. O atacante entrou em velocidade, chegou antes do goleiro e cruzou para Alex só tocar para o fundo do gol. Foi o 23º gol de Alex na temporada em grande jogada de Nilmar!!! Aos 35min, quase o segundo gol!!! Guiñazu fez grande jogada pelo meio e tocou para Ricardo Lopes que cruzou até Nilmar. O atacante ajeitou a bola na área e chutou ao lado do gol com muito perigo.

A velocidade de Nilmar perturbava os zagueiros botafoguenses, que pareciam assustados e tentavam afastar a bola com chutões a todo momento. Aos 41min, Lúcio Flávio cobrou falta para a área e André Luiz, livre, cabeceou por cima, com perigo. O Botafogo tentava pressionar no final do segundo tempo, mas a zaga e o trio de volantes conseguiram defender bem. Aos 44min, Alex sentiu lesão e pediu substituição. Taison entrou em seu lugar. Aos 46min, Guiñazu arrancou pela esquerda e tocou até Taison que entrou na área e chutou no corpo do zagueiro. Foi o último lance do primeiro tempo. Inter 1 a 0 com gol de Alex.

"Jogo difícil e jogo duro. Temos que manter a atenção para garantir os três pontos", avaliou Edinho.

"Temos que jogar em velocidade para fazer mais gols", disse o atacante Nilmar.

A torcida colorada faz grande festa no intervalo. "Olêeeeeeee, Inteeeeeeeer, olêeeeeeee, Inter", cantam, enquanto a maioria botafoguense fica calada.

A vitória no primeiro tempo foi merecida e poderia até ser mais ampla. Além do gol de Alex, o Inter teve grande chance de ampliar com Nilmar. O sistema de marcação com os três volantes bloqueava o ímpeto do Botafogo, que escalou três atacantes. Além disso, Guiñazu se destacava marcando e também aparecendo com qualidade na frente. Nilmar e sua velocidade perturbava a zaga carioca a todo momento.

O Botafogo voltou sem mudanças para o segundo tempo. O Inter também retornou com o mesmo time que terminou a primeira etapa. Aos 45seg, o Botafogo partiu para cima. Lúcio Flávio recebeu na área e chutou no canto. A bola passou muito perto da trave. Aos 2min, Gil arriscou da intermediária e a bola foi por cima.

Aos 5min, golaço do Inter!!!! D´Alessandro recebeu na área, penetrou, driblou o zagueiro Renato, que ficou sentado no chão e chutou no canto, por baixo do corpo do goleiro Castillo. Foi o primeiro gol de D´Alessandro com a camisa colorada. E que gol!!! Um gol sensacional. Na comemoração, D´Alessandro chamou o time inteiro para todos se abraçarem. Um abraço especial de Taison, seu grande amigo no Inter também.

Depois do segundo gol do Inter, o Botafogo partiu de vez para o ataque e deixou muitos espaços para os contra-atraques do Inter. Passou a aparecer ainda mais o futebol de D´Alessandro, na armação dos ataques. Aos 11min, entrou Alessandro no lugar de Leandro Guerreiro, no Botafogo. Aos 13min, bola tocada para André Luiz na área que girou com estilo e marcou o gol do Botafogo. Aos 16min, Ricardo Lopes cobrou falta da intermediária ao lado do gol.

Com o gol, o Botafogo cresceu na partida empurrado pela torcida. As jogadas preferenciais eram pela direita com Alessandro. Aos 19min, começou a chover forte no Rio de Janeiro. Aos 25min, Guiñazu fez boa jogada pelo meio, dando um chapéu no adversário e tabelando com Taison. A bola, porém, foi forte demais e saiu pela linha de fundo. Aos 29min, a bola foi tocada para a área e André Luiz cabeceou para grande defesa de Clemer para escanteio.

Aos 42min, Zé Carlos foi lançado na esquerda, chegou ao fundo e tocou para trás. Alexsandro chutou fraco e Bolívar afastou o perigo. O Botafogo tenta pressionar, mas a zaga segura bem o resultado. Aos 46min, André Luís levou cartão vermelho por falta dura em Nilmar. Um minuto depois, o próprio Nilmar dominou na entrada da área, se livrou do marcador e chutou cruzado. Rosinei desviou de Castillo e chutou para o fundo das redes. O árbitro anulou o gol e marcou impedimento do meia. Logo após, Evandro Rogério Roman apita o fim de jogo!!! O Inter venceu mais uma fora de casa: 2 a 1 sobre o Botafogo!!!

"Tive uma boa sorte para fazer o gol num campo difícil . Jogamos bem e vencemos, isso é o que importa. Vamos continuar em busca só das vitórias", comemorou D'Alessandro.

"Poderíamos ter até saído com um resultado melhor, mas o que importa são os três pontos", avaliou Edinho.

“O Inter é isso aí: determinação e garra”, avaliou Bolívar.

"O Inter pra ganhar tem que ser deste jeito, se não dá na técnica temos que ter muita garra e raça", avisou Ricardo Lopes.

"Estávamos precisando mesmo de uma vitória fora de casa. Parabéns para todo o grupo", disse Guiñazu.

“Agora temos que aproveitar os dois jogos que temos em casa para chegar mais perto dos líderes”, afirmou Nilmar.

"Estamos a seis pontos da zona da Libertadores. Agora temos dois jogos em casa e vamos fazer de tudo pra vencer e encostar no G4. A gente tá na briga. É importante ter ganho esse jogo porque é um concorrente", projetou o goleiro Clemer, que no próximo domingo completa 350 partidas com a camisa colorada.

"Foi um jogo de marcação parte à parte. Eletrizante! O Inter começa a ter uma forma física melhor, ganhar mais entrosamento. A vitória foi muito boa e vamos melhorar muito mais", explicou o assessor de futebol, Fernando Carvalho.

"Este grupo tem a qualidade necessária para seguir adiante. Sempre que possível temos que manter esta qualidade para buscar bons resultados. O D'Alessandro só tende a crescer com o entrosamento e ritmo de jogo", concluiu o vice-presidente de futebol, Giovanni Luigi.

Botafogo (1): Castillo; Tiaguinho, Renato Silva, André Luiz e Triguinho (Zé Carlos); Leandro Guerreiro (Alessandro), Diguinho e Lúcio Flávio; Jorge Henrique, Wellington Paulista e Gil (Alexsandro). Técnico: Nei Franco.

Internacional (2): Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Edinho, Magrão, Guiñazu e D´Alessandro (Rosinei); Alex (Taison) e Nilmar. Técnico: Tite.

Gols: Alex (I), aos 29min do primeiro tempo, D´Alessandro (I), aos 5min do segundo tempo, André Luiz (B), aos 13min do segundo tempo. Cartões amarelos: André Luiz, Triguinho, Jorge Henrique (B), Gustavo Nery, Alex (I). Vermelho: André Luiz. Árbitro: Evandro Rogério Roman, auxiliado por José Carlos Passos e Moisés Aparecido (trio paranaense). Local: estádio João Havelange, Rio de Janeiro.

Fonte: Site Oficial do Internacional

Nenhum comentário: